terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Berlim: desvendando a metrópole

 Existem muitas capitais e cidades grandes espalhadas pelo mundo. Porém apenas algumas poucas podem ser consideradas lugares cosmopolitas, onde inúmeras culturas se misturam numa explosão de sons, cores e muita, mas muita coisa para ver e fazer a qualquer hora do dia ou noite. Berlim é uma dessas cidades.

 Se comparada a outras capitais européias, Berlim certamente não é das mais bonitas. Uma cidade cinza, de muito concreto e com uma atmosfera um pouco pesada por tudo o que a cidade já viveu, desde a Segunda Guerra até sua divisão oriente x ocidente. Muito do turismo em Berlim é permeado por acontecimentos tristes e trágicos. Contudo a cidade tem muito mais a oferecer.

Chegada: a cidade é servida por 3 aeroportos e mais estações de trem modernas e totalmente interligadas com o metrô. Nós chegamos de trem, procedente de Praga, na estação Hauptbahnhof, uma das maiores da Europa. Apesar da imensidão e dos diversos níveis da estação, ela é bem sinalizada e o atendimento no balcão de informações turísticas é excelente, e nos deu as direções exatas. Já vale a pena comprar o ticket de metro/trem para usar na cidade de acordo com os dias que irá ficar. Sai mais em conta do que comprar os unitários. 


Onde ficar: a cidade é muito grande e repleta de opções. Quem optar por ficar na região central certamente irá pagar mais. Vale a pena pesquisar, pois existem hotéis mais em conta um pouco mais afastados, mas com metrô praticamente à  porta. 

Dica: nós optamos pelo Hotel Nova, que é bem simples mas muito confortável e atendimento simpático. Bem na frente dele você encontra uma estação de trem que além de te levar ao centro direto também conta com supermercados e outras lojas. Maiores informações: http://www.hotel-nova.de/pages/en/home.php?lang=EN

Atrações: são inúmeras as possibilidades em Berlim. Uma particularidade é que apesar de sua diversidade e de possuir um Museum Island, a cidade não tem museus de muito destaque. Então não vale a pena comprar aqueles passes e sim escolher um ou dois e comprar as entradas avulsas. Mas vamos aos destaques:

Pergamon Museum: vale especialmente pela estrutura dos portões da Babilônia que foi montada dentro do museu. É impressionante. O acervo é basicamente de peças históricas e poucas obras de arte. Aberto de segunda a domingo. Informações: http://www.smb.museum/en/museums-and-institutions/pergamonmuseum/home.html



Victory Column (Siegessaule): não é um dos pontos mais procurados, mas certamente vale a pena visitar. Existe um pequeno museu no térreo, mas o grande destaque é a vista lá de cima e poder observar a imensidão das avenidas e do Tiegarten. A entrada é baratinha (em torno de 3 euros). Info: http://www.visitberlin.de/en/spot/siegessaeule




Portão de Brandemburgo e Muro de Berlim: não precisam de introduções, simplesmente obrigatórios.

Topografia do Terror: é um misto de museu e memorial que relembra em detalhes questões da segunda guerra mundial, com documentos, fotografias e material audiovisual. É triste, mas vale a pena pelo fator histórico. Grátis. info: http://www.topographie.de/en/ Dica: daqui você pode emendar a Potsdamer Platz e o Berlin Sony Center, pois ficam bem próximos.

Berliner Fernsehturm: a antiga torre de tv abriga agora um restaurante, mas também é possível apenas subir e contemplar a vista mais incrível da cidade. Outro ponto obrigatório! Info: http://www.tv-turm.de/en/besuch-planen.php 

Alexander Platz/ Mitte: o coração e a cara de Berlim. 


Hackescher Markt: o bairro mais charmoso de Berlim, repleto de galerias, lojas e restaurantes ultra bacanas. Um pouco da multifacetada cena berlinense com aquele ar "punk"europeu a la anos 80.


Culinária: os preços em Berlim são relativamente mais baratos do que Paris e Amsterdã. A culinária é variada, mas as cervejas e salsichas obviamente são o destaque. Em feiras de rua é possível beber e comer bem sem gastar muito.

Dica: ao sair da região da Ilha dos Museus, uma opção é o Wrap Me, que tem wraps e sucos bem gostosos num local extremamente agradável para apreciar um lindo panorama durante o almoço. Info: http://wrapme.de/

No mais é isso. Berlim se parece bastante com São Paulo, uma cidade repleta de coisas a fazer, mas sem aquela obviedade de cidades turísticas clássicas. É preciso se aventurar e andar bastante para achar aquele beco escondido onde você pode encontrar inesperadamente uma galeria incrível ou uma intervenção artística, ou uma loja bacanérrima... Enfim, Berlim é pulsante e repleta de maravilhas a serem descobertas.


Boa viagem!